Eja noBrasil
Título da Atividade: A TRAJETÓRIA DA EJA NO BRASIL – EDUCAÇÃO POPULAR
1. Introdução
A busca por justiça e a tentativa de afirmação de vários povos através de processos educativos foi base para constituir movimentos de protestos na Idade Média e vários movimentos sociais modernos e contemporâneos.
Trazendo para as lutas políticas classes mais populares da sociedade. Buscando dignidade e igualdade de condições.Marx fornece motivos ou esperanças as classes mais pobres para alcançar conquistas e liberdade.
No século XX a educação popular vem para que através desta se estabeleça melhores relações humanas propiciando ao povo melhores condições sociais.
2. Desenvolvimento
Paulo Freire em suas obras ““A Educação como Prática de Liberdade” e “Pedagogia do Oprimido”, classifica oprimido como sinônimo para popular.
Oprimido é todo aquele que tem em suas condições de cidadãos apenas o essencial, as vezes nem isso.
A educação a partir das necessidades e/ou realidades dos oprimidos, é um agente causador de mudanças, de libertação não só do cidadão mas de toda a sociedade. Essa é a educação que promova a cidadania crítica e ativa respeitando e partindo dos multi conhecimentos.
Sendo assim a educação popular é baseada na relação ambiente e sociedade, elaborando o conhecimento partindo das vivências dos educandos.
Seu conteúdo parte das diferentes realidades e por isso tem diferentes modalidades sendo para a periferia urbana, para as áreas rurais, para os indígenas, sendo assim a educação popular é uma pedagogia em constante processo de elaboração, revisão, sempre refletindo o ato de educar.
Tudo está em movimento e despertar a consciência crítica dos educandos. Dando-lhes uma base política que de voz as classes desfavorecidas e marginalizadas.
3. Conclusão A educação popular é fruto das desigualdades, produzida culturalmente. Que busca sua teoria na realidade dos seus sujeitos. Buscando incentivar as pessoas na