A Arvore
Entender a estrutura de um texto é essencial para escrever e fazer uma boa interpretação. Existem alguns tipos de texto, como argumentativo, informativo, dissertativo e literário. Nas redações do Enem e dos vestibulares, o tipo mais cobrado é a dissertação. Além disso, o candidato utiliza a interpretação em diversas questões da prova objetiva.
N´PVOriu-gh[w]oprjfmvr°stextual
Seja o primeiro a comentar
Histórias em PortuguêsUm blog onde o Clube das Histórias coloca histórias de que gosta e que quer partilhar. Sirva-se e dê-lhes vida! Quer também recebê-las por email? Procura histórias sobre um algum tema ou para um fim específico? Escreva-nos! estorias.em.portugues(at)gmail.com Os nossos objectivos são meramente pedagógicos, sem qualquer interesse financeiro.
Parte superior do formulário
Procurar
Parte inferior do formulário
Menu principal
Saltar para o conteúdo primárioInícioHistórias de A a ZComentáriosTextos de reflexãoActividades baseadas em imagensNavegação de artigos
← Anterior Seguinte →
A Árvore – Sophia de Mello BreynerPosted on 07
A Árvore
Era uma vez – em tempos muito antigos, no arquipélago do Japão – uma árvore enorme que crescia numa ilha muito pequenina.
Os japoneses têm um grande amor e um grande respeito pela Natureza e tratam todas as árvores, flores, arbustos e musgos com o maior cuidado e com um constante carinho.
Assim, o povo dessa ilha sentia-se feliz e orgulhoso por possuir uma árvore tão grande e tão bela: é que em nenhuma outra ilha do Japão, nem nas maiores, existia outra árvore igual. Até os viajantes que por ali passavam diziam que mesmo na Coreia e na China nunca tinham visto uma árvore tão alta, com a copa tão frondosa e bem formada.
E, nas tardes de Verão, as pessoas vinham sentar-se debaixo da larga sombra e admiravam a grossura rugosa e bela do tronco, maravilhavam-se com a leve frescura da sombra, o suspirar da brisa entre as folhagens perfumadas.
Assim foi durante várias gerações.
Mas,