Eixo I Rotinas Adm
PLANEJAMENTO
“Eu olho para o futuro porque é lá que vou passar o resto da minha vida” – C. Kettering.
O que é planejamento? “É a definição das metas e o estabelecimento de uma estratégia global para alcançar essas metas. Diz respeito aos fins (o que será feito) e também aos meios (como será feito).”
Por que os gerentes devem planejar? Por quatro razões:
- Oferece direção;
- Reduz impacto da mudança;
- Minimiza desperdício e a redundância;
- Fixa padrões para facilitar o controle.
O planejamento oferece direção aos gerentes e aos não gerentes, todos sabem para onde vai a organização e qual a sua contribuição individual para alcançar o objetivo. Falta de planejamento promove os “ziguezagues” impedindo que a organização se movimente eficientemente rumo aos seus objetivos.
Existem três tipos de estratégias:
- Estratégia de liderança de custo (ex. Habibi’s)
- Estratégia de diferenciação (a companhia busca ser a única em seu ramo mediante procedimentos amplamente valorizados pelos clientes)
- Estratégia de foco (explorar um segmento estreito do mercado).
ORGANIZAÇÃO
A partir do planejamento segue-se a organização da ação empresarial. Uma vez planejada, torna-se necessário dar estrutura e configuração à ação empresarial como um todo. Isso significa que, desde o planejado, deve-se cuidar para o planejamento ser transformado em ação. Para tanto, é necessário reunir, aglutinar e disponibilizar todos os recursos e competências para que o planejado tenha todas as condições de ser executado e transformado em RESULTADOS CONCRETOS.
A maior parte das empresas está migrando do conceito de cargos para o conceito de equipes. Qual a diferença entre grupo equipe? A principal delas está no compromisso e na responsabilidade solidária.
A base fundamental do trabalho de cada administrador – seja no nível institucional, intermediário ou operacional – está na equipe. Ela constitui sua unidade de ação, a sua ferramenta de trabalho. Com ela e através dela o administrador