EHC Questões
Resposta: O individualismo contribui com as corporações nacionais pelo fato de existir competições dentro da lógica do ganha-perde, onde a minoria tem tudo e a maioria não tem nada. Isso faz com que as corporações nacionais e multinacionais atinjam suas metas, ficando cada vez mais poderosas e dominando o mercado dos mais fortes e aniquilando os mais fracos.
2. Quais as consequências para o sistema-Terra uma civilização baseada na exploração da natureza e voracidade acumulada?
Resposta: Os problemas surgem quando as corporações consideram a Terra como sendo sem dono e com um reservatório inesgotável de recursos ilimitados e aí surgem as consequências, pois apropriam-se do que quiser dela, mananciais de águas, lagos e outros bens que a natureza oferece e assim cria-se um comércio com consumo excessivo, a economia autonomiza-se de tal maneira que só ela conta, anulando assim a soberania dos países transformando a Terra em uma mesa de negócios em que tudo é mercadoria, pessoas, seus órgãos, a natureza, a cultura o entretenimento, a religião e até o céu. A degradação, o consumo exagerado, a preservação é dada como morta em nome do lucro e do consumismo.
3. O que significa para a vida humana a afirmação “Tudo vira economia”?
Resposta: A afirmação retrata que a economia autonomizou de tal maneira que só ela conta, anula a soberania dos países apropria-se da Terra como um todo. Tudo vira mercadoria: as pessoas, seus órgãos, a natureza, a cultura, o entretenimento, a religião e o céu, etc. Dessa forma, é necessário, que se leve em conta a possível reação massiva da sociedade civil que pode, enfurecida e com justiça, rebelar e pôr tudo a perder nessa situação de “tudo vira economia”.
4. De onde vem a cegueira de alguns economistas? Explique.
Resposta: Nos debates televisivos e em mesas redondas de congresso o tema predominante é a economia em seus altos e baixos. Os economistas,