Egípcios
Arte Egípcia
Nome: Carolina Rodrigues dos Santos
112
Curitiba, 19 de maio de 2013
1. Pesquise sobre a importância do rio Nilo para a civilização egípcia:
O rio Nilo era importante, pois quando chovia e o rio transbordava trazia humos para o solo da terra o que a tornava fértil, deixando boa para a agricultura, que era uma das principais atividades econômicas, com isso o Egito foi conhecido como ‘’Dádiva do rio Nilo’’.
2. Quais foram os aspectos mais relevantes da cultura egípcia?
A mumificação e embalsamento de corpos, que de acordo com a religião egípcia a alma da pessoa necessitava de um corpo para a vida após a morte. Portanto, devia-se preservar este corpo para que ele recebesse de forma adequada a alma.
3. Os egípcios acreditavam na vida após a morte e consideravam-na muito importante. De que maneira isso reflete nas diferentes formas de arte do Egito?
A arte servia políticos e religiosos onde era centrado no soberano absoluto, o Faraó, que era representado como Deus na Terra. A arte contestava diversas divindades da mitologia egípcia sendo aplicada principalmente a peças ou espaços relacionados com o culto dos mortos, isto porque a transição da vida à morte é vista antecipada e preparada como um momento de passagem da vida terrena à vida após a morte, à vida eterna e suprema.
4. Que tipos de construções constituem aas obras arquitetônicas mais relevantes do antigo Egito? Descreva a evolução dessas obras. São as pirâmides do Egito. Sofreu uma evolução, desde o monte de areia de forma retangular que cobria a sepultura do faraó, na fase pré-dinástica, passando pela mataba, uma forma de túmulo conhecida no início da era dinástica.
5. Explique o que era o principio do frontalidade aplicado na pintura e nos baixos relevos comentando a diferença entre a reprodução