Ego e suas divisões
Ego, e suas divisões.
Em verdade, o ego é um instrumento de nossas mentes que guardam todas as nossas experiências, alguns tipos de conhecimento, alguns sentimentos etc, O ego é o que mais influência em nossa personalidade, por isso diz ser o "Eu" da pessoa.
Um conceito mais didático seria: Ego ou Eu é o centro da consciência, é a soma total dos pensamentos, ideias, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais. É a parte mais superficial do indivíduo, a qual, modificada e tornada consciente, têm por funções a comprovação da realidade e a aceitação, mediante seleção e controle, de parte dos desejos e exigências procedentes dos impulsos que emanam do indivíduo. A principal função do ego é procurar harmonizar os desejos e a realidade, e posteriormente, entre esses e as exigências; os valores da sociedade.
São essas as divisões da personalidade, 1ª O ID que responde pelos impulsos biológicos básicos como fome, sede, calor etc. O ID procura satisfação imediata destes impulsos pois opera pelo princípio do prazer independente de circunstancias externas. Esta presente nos recém-nascidos é do ID que surgem o Ego e o Superego.
2º O EGO trabalha pelo princípio da realidade pois agora o recém nascido sabe que suas necessidades não serão satisfeitas imediatamente, por exemplo se ele tiver sede terá que esperar que alguém venha trazer a água. Portanto o EGO é administrador da realidade é ele quem decide como e quais necessidades do ID serão satisfeitas.
3º O SUPEREGO julga quais as necessidades são moralmente corretas ou aceitas pela sociedade. Quando a criança reconhece o que é certo ou errado dentro da sua família e sociedade em que vive ela própria pode decidir o que irá fazer, ela não precisa q os seus pais lhe digam q roubar é errado ela já sabe disso pois o seu SUPEREGO já assimilou esta informação.
Estes componentes da personalidade estão em conflito muitas vezes: O EGO adia a gratificação que o ID quer imediatamente, e o SUPEREGO luta tanto com o