Egito
A civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano (margens do rio Nilo) entre 3200 a.C a 32 a.c.
A qualidade do egípcio era conhecida em todo o mundo antigo. Era frequentemente enviados como homenagem aos governantes de países vizinhos. O mobiliário foi feito de galhos cortados e formado com ferramentas de pedra e sílex. Facas foram encontradas a partir desse período, com dentes serrilhados ao longo de sua vanguarda, o que permitiu o marceneiro usá-los como uma serra simples. Uma vez que a lâmina era bastante espessa, no entanto foi difícil para serrar madeira e elementos espessos.
Desde Madeiras indígenas á madeira de qualidade inferior, que produziu apenas pequenos comprimentos de área transversal pequena. O trabalho de madeira em móveis durante o período pré-dinástico inicial era, portanto, um processo árduo. Embora a qualidade do produto manufaturado acabado parecer ser primitivo, aquelas poucas peças exibem uma grande funcionalidade combinada com elegância simples.
Casas foram em sua maioria pouco mobiliadas. A maioria dos egípcios não tinha muitos pertences. Mesmo os escribas, mais ricos do que a média egípcia, não escreveu seus pergaminhos sentados em uma mesa, mas geralmente se agachou no chão, segurando uma placa de madeira, com uma mão e escreveu com a outra. Trabalho na cozinha foi feito agachado com os utensílios de cozinha estabelecidos no chão. Em muitas casas havia alguns bancos, mas muitas vezes as pessoas simplesmente sentavam-se no chão. E enquanto os ricos dormiam em camas, os pobres tiveram que se contentar com um colchão cheio de palha ou lã, um tapete ou até mesmo o piso liso.
A primeira forma das pernas das camas, foi o gado e depois mais e mais como patas de leão, eram de comprimento desigual, a cama inclinando ligeiramente a cabeça para o lado dos pés, onde muitas vezes era um apoio para os pés. As camas eram às vezes decoradas com imagens de divindades domésticas de proteção.