egito antigo
A CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA
1 Fernanda Aires Menegotto Resumo
Uma análise sobre formas políticas e religiosas sociais e culturais ,segundo o texto do autor Maurice Crouzet . A civilização constituída no Egito, permaneceu viva por aproximadamente 3.500. E só desaparecida com a vitória do cristianismo. Foi uma civilização da antiguidade oriental ao Norte da África, concentrada ao longo ao curso inferior do rio Nilo, no que é hoje o país do Egito e umas das primeiras grandes civilizações da antiguidade mantendo sua essência, embora as influências culturais e contatos com povos estrangeiros tenham sido também uma realidade.
Palavras-chave:
Egito; civilização; formas políticas; religiosas
Sua história desenvolveu-se ao longo de três grandes reinos marcados pela estabilidade política, prosperidade econômica e florescimento artístico, separados por períodos de relativa instabilidade conhecidos como Períodos Intermediários. Era parte de um complexo de civilizações, as "Civilizações do Vale do Nilo".
O Egito atingiu o seu auge durante o Império Novo, uma era cosmopolita durante a qual o Egito dominou, graças às campanhas militares do faraó Tutmés III, uma área que se estendia desde a Núbia, entre a quarta e quinta cataratas do rio Nilo, até ao rio Eufrates, tendo após esta fase entrado em um período de lento declínio. O Egito foi conquistado por uma sucessão de potências estrangeiras em sua reta final. O governo dos faraós terminou oficialmente em 31 a.C., quando o Egito caiu sob o domínio do Império Romano .O sucesso da antiga civilização egípcia foi através de sua capacidade de se adaptar às condições do Vale do Nilo.
A inundação previsível e a irrigação controlada do vale fértil produziam