Egiptoarte 101127073408 Phpapp02
693 palavras
3 páginas
A arte egípcia era monumental e de grande beleza e está ligada à religião, ou seja, ao culto dos deuses e dos mortos.Arquitectura
A crença na imortalidade levou os egípcios a construírem imponentes túmulos; o facto de adorarem vários deuses fê-los construir grandes templos. Túmulos
Os primeiros foram escavados no solo e protegidos por uma construção de tijolos de terra seca :a mastaba.
Esta elevava-se por cima da câmara funerária, decorada com cenas da vida do defunto, na qual ficava a urna do faraó ou de um grande senhor.
O arquitecto Imotep , em 2650 a.C construiu uma pirâmide em pedra para o Faraó de Djoser.
Era uma sobreposição de mastabas, ou pirâmide de degraus.
As pirâmides mais célebres ficam, no planalto de Guiza :
Khufu (Quéops), a do seu filho Khafré (Quéfren) e a do seu neto Menkaur (Miquerinos). Junto desta pirâmide localizase a grande esfinge, talhada na rocha.
A esfinge de Gizé fica neste complexo. É a maior de todas do Egipto. Tem 73 metros de comprimento e
20 de altura. Foi talhada directamente na rocha, no reinado de Khafré. O seu rosto tem os traços do faraó, toucado com menés e simboliza a força e a potência. Guarda a entrada da sepultura do rei.
• A zona funerária compõe-se , também, de pequenas pirâmides que guardam os restos mortais das esposas dos faraós. Possui, também, mastabas que guardam as múmias dos nobres e dos grandes sacerdotes.
As pirâmides eram sempre construídas na margem esquerda do Nilo e geralmente perto deste para facilitar o transporte dos materiais.
Os arquitectos, os sacerdotes, astrónomos e geómetras, delimitavam o local propício que os operários iriam aplanar.
HIPOGEUS – Túmulos escavados na rocha Templo mortuário da rainha Hatshepsut, em
Deir el-Bahari – Associa um pilão e um pátio a um santuário escavado na falésia
O Hipogeu de de
Tutankhamon,
descoberto em 1922, foi encontrado praticamente intacto. No seu interior encontravam-se jóias valiosas, material de escrita, instrumentos
musicais,