Efluentes gasosos
EFLUENTES INDUSTRIAIS GASOSOS E OS EQUIPAMENTOS DE CONTROLE/MONITORAMENTO DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA Brenda Costa, Gilson Elias – Engenharia Civil
Introdução
O meio ambiente tem sido a grande preocupação de todas as comunidades do nosso planeta nas últimas décadas, seja pelas mudanças provocadas pela ação do homem na natureza, seja pela resposta que a natureza dá a essas ações. Quando ocorrem alteração e degradação do ar, compromete e prejudica a vegetação terrestre e aquática, agredindo os ciclos dos nitrogênios, oxigênio e carbono, com isso causando mudanças climáticas. Por isso que resíduos industriais devem ser monitorados e controlados, com o uso de equipamentos específicos aos tipos de efluentes.
Definições de poluentes atmosféricos
A poluição do ar pode ser definida como o resultado da alteração das características físicas, químicas e biológicas normais da atmosfera, de forma a causar impacto a nível ambiental ou de saúde humana, através da contaminação por gases, partículas sólidas, liquidas em suspensão, material biológico ou energia.
Os problemas mais graves de contaminação do ar surgem nas cidades e em áreas com um grande nível de industrialização, embora cada vez mais se generalizem por todo o planeta, fato que merece a nossa preocupação.
Efluentes industriais gasosos
A avaliação de risco relacionado à saúde humana e ambiental, no aspecto da poluição atmosférica, é bastante complexa quando relacionada a emissões industriais. Este impacto será de previsão complexa devido às condições atmosféricas que permitira ou não, a dispersão dos poluentes.
A produção de energia a partir de combustível fóssil, a incineração de resíduos e os processos metalúrgicos geram emissões gasosas ácidas, contendo arsênio, cromo, chumbo, cádmio e mercúrio, entre outros elementos. A alta volatilidade destes elementos nas temperaturas em que ocorrem os processos de combustão faz com que o tratamento desses efluentes se