Quem ama educa
Içami Tiba, nascido em 15 de março de 1941, em Tapiraí/SP, é médico psiquiatra e psicodramatista há 34 anos, com mais de 71 mil atendimentos psicoterápicos; conferencista com mais de 2.500 palestras proferidas no Brasil e no exterior escritor com mais de 600 mil exemplares vendidos em treze títulos publicados. Membro da equipe técnica e científica da Associação Parceria contra as Drogas. Membro do Board of Directors of International Association of Group Psychotherapy. Outras obras:
TIBA, Içami - Disciplina, Limite na medida certa – 49°Edição (Constou de várias listas dos livros mais vendidos no Brasil, como Veja, Época, etc.).
Este é um livro sobre como educar os filhos a criá-los, baseado na Teoria da Integração relacional, criada pelo autor, que visa incluir na saúde mental a disciplina, a gratidão, a religiosidade, a cidadania e a ética.
Através de uma linguagem bastante acessível, TIBA divide em quatro partes sua abordagens, que falam sobre a criação em vista das mudanças na vida familiar atual, os caminhos para uma nova educação, um pequeno manual de Mãe&Pai e uma relação de perguntas e respostas.
Na parte inicial, trata sobre a modernidade que obrigou a maioria das mulheres a sair para o trabalho, mas nem assim os homens se tornaram melhores pais. A partir daí principalmente o papel da mãe foi alterado, onde a culpa por não estar sempre presente e o pai por vezes omisso, acarretam graves conseqüências como a educação permissiva. O texto mostra a importância no equilíbrio das ações, isto é, não sendo protetor ou cobrador em excesso, criança precisa ser protegida e cobrada conforme suas necessidades e capacidades. Para uma melhor compreensão dos comportamentos humanos, o capítulo 3 demonstra e exemplifica os estilos comportamentais de agir, são eles: vegetal, animal e humano. Na segunda parte, o capítulo 1 consiste no estímulo da participação do pai na criação dos filhos desde