Medição em chaminé
BLOCO H – ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
PERÍODO: 8º TURMA: A
PROFESSOR: PAULO HENRIQUE CAIXETA
MEDIÇÃO EM CHAMINÉ
DAIANE SATURNINO DA MOTA
GERMANA MOTA PERES DE SOUZA
JACKELINE DE SIQUEIRA CASTRO
JAIANY MARIELLE FERNANDES PEREIRA
VIRGÍNIA LUIZA ARAÚJO SOUZA
PATOS DE MINAS
2012
DAIANE SATURNINO DA MOTA
GERMANA MOTA PERES DE SOUZA
JACKELINE DE SIQUEIRA CASTRO
JAIANY MARIELLE FERNANDES PEREIRA
VIRGÍNIA LUIZA ARAÚJO SOUZA
MEDIÇÃO EM CHAMINÉ
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, na disciplina de Controle de Poluição Atmosférica, sob orientação do professor Eng. Paulo Henrique Caixeta.
PATOS DE MINAS
2012
IMPORTÂNCIA DA MEDIÇÃO DE CHAMINÉS
Os processos industriais são potencialmente geradores e emissores de resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Este último é lançado diretamente na atmosfera, na maioria das vezes através das chaminés e requer um cuidado especial: uma vez lançados na atmosfera, os poluentes são dispersados, de modo a tornar-se inviável a tomada de medidas corretivas. Nesse sentido, todas as medidas tomadas na gestão de efluentes gasosos devem ser de caráter preventivo.
Alguns pontos importantes devem ser considerados na análise da emissão de poluentes por chaminés. Geralmente um eficiente processo de combustão reflete eficientes emissões de poluentes. Dessa forma, as emissões de uma chaminé são reflexos diretos da qualidade do processo.
Torna-se evidente que medidas de controle e de monitoramento devem ser tomadas para obtenção de processos eficientes e melhoria da qualidade de vida das pessoas.
PADRÕES DE EMISSÃO
As legislações nacionais que estão em vigor que exercem controle da qualidade do ar são divulgadas pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), sendo que estes dois órgãos determinam limites máximos para cada parâmetro especifico.