TCEA Remo O De Gases RA 332950

448 palavras 2 páginas
Aluno: Paulo Nogueira Lima – RA – 332950

Tarefa: AA-2: Remoção de gases tóxicos de efluentes industriais.

Senhor do Bonfim, maio de 201 4
1º) Qual a diferença entre absorção e adsorção?
A absorção: é um processo químico ou físico que consiste na transferência de componentes solúveis de uma mistura para outra substância, essa transferência pode ser dar por solubilidade diferenciada ou por reação química, ou seja a fixação de um gás por um sólido ou um líquido, ou a fixação de um líquido por um sólido. A substância absorvida se infiltra na substância que absorve. (por exemplo, uma esponja absorve água).
Adsorção: processo onde há interação entre moléculas em um fluido e moléculas na superfície de um sólido, podemos dizer que a adsorção é uma operação de transferência de massa do tipo sólido-fluido na qual se explora a habilidade de certos sólidos em concentrar na sua superfície determinadas substâncias existentes em soluções liquidas ou gasosas, o que permite separá-las dos demais componentes dessas soluções.
A adsorção química, também chamada de quimissorção, é específica e é empregada na separação de misturas.
A adsorção física, também chamada de fisissorção, é empregada em máscaras contra gases e na purificação e descoloração de líquidos.

2º) Cite dois exemplos de industrias que utilizam operação de absorção para remover gases tóxicos de seus efluentes gasosos e industriais.
Exemplos:
- Usina termoelétrica a carvão, com capacidade de 1000mw, queimando 9000ton. de carvão com 2% de enxofre, produz 360ton, de dióxido de enxofre por dia e um dos métodos de tratamento do dióxido é através da absorção, inclusive o processo já é usado no Brasil.
- Indústria de Beneficiamento de Gás Natural produz como efluente gasoso gases ácidos (CO2 e H2S), para removê-los utiliza solventes químicos.
- Indústria de produção de ácido nítrico, que gera gases como o óxido nítrico e o dióxido de nitrogênio, que de modo geral são tratados por processo de absorção. Absorção.

Relacionados