EFICÁCIA DO APRENDIZADO MATEMÁTICO ATRAVÉS DA MÚSICA
LEANDRA ROSA LEONARDO
EFICÁCIA DO APRENDIZADO MATEMÁTICO ATRAVÉS DA
MÚSICA
Trabalho apresentado a Faculdade Estácio de Sá, como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina de
Pesquisa em Psicologia.
Orientador: Prof. MSc. Osmar Reis
Goiânia
2014
Resumo
O presente trabalho tem como propósito demonstrar como aprendizado matemático da criança entre seis e sete anos de uma escola em Goiânia pode ser potencializado através da música. Trata-se de uma pesquisa de campo com aplicação de teste matemáticos cujo objetivo é identificar a maximização da aprendizagem e a capacidade cognitiva em níveis diferentes, a importância dos estímulos à percepção auditiva e visual. Para tanto será utilizados materiais como mesa, cadeira, caderno, papel, lápis, borracha e um local para aplicação do teste. Os testes serão aplicados após uma breve explicação, baseada na metodologia pedagógica tradicional e um método diferenciado associado a uma tabuada cantada. Sistematizando o processo em dados mensuráveis e demonstráveis que nos levará a conclusão irrefutável, mediante um índice estatístico confiável, dentro de um status científico, mantendo um controle de variáveis que possam modificar o resultado.
Palavras-chave: Música. Aprendizagem matemática. Educação infantil
Introdução
Este trabalho busca de forma simplificada avaliar se a introdução da música no aprendizado tem capacidade de fazer com que as crianças aprendam de forma mais fácil a tabuada, transformando os conteúdos matemáticos (adição e subtração), em algo que desperte o interesse dos alunos pela matéria.
Metodologia já utilizada por professores que vêm ganhando adeptos, pois seus resultados tem sido satisfatórios em nível de aprendizado, tendo como referência o levantamento de ocorrências prévias na literatura, segundo Sekeff (2007)
“A música é poderoso agente de estimulação motora, sensorial, intelectual.” E para
Bréscia (2003) “A música