Eficácia das intervenções do banco central do brasil sobre a volatilidade condicional da taxa de câmbio nominal
DISCIPLINA: Economia e Mercado PROFESSOR:
NOME: R.A.: ENTREGA: 30 / 05 / 2012
FICHAMENTO DE ARTIGO: ECONOMIA E MERCADO TÍTULO: Eficácia das intervenções do Banco Central do Brasil sobre a volatilidade condicional da taxa de câmbio nominal AUTORES: Fernando Nascimento de Oliveira; Alessandra Plaga FONTE DA PESQUISA: Rev. Bras. Econ. vol.65 no.1 Rio de Janeiro Jan./Mar. 2011 AREA DA PESQUISA:
OBJETO / FOCO DA PESQUISA:
Censo demográfico de 2000.
OBJETIVO DA PESQUISA:
Propor um indicador econômico para o Brasil baseado em bens de consumo usando variáveis presentes no censo demográfico de 2000.
METODOLOGIA / PROCEDIMENTOS DA PESQUISA:
O indicador, denominado Indicador Econômico Nacional (IEN), foi desenvolvido a partir de 12 bens e a escolaridade do chefe de família, por meio de análise de componentes principais. Dados da amostra do Censo Demográfico
Brasileiro de 2000, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, foram usados para gerar o indicador e para o cálculo dos pontos de corte dos decis de referência.
RESULTADOS DA PESQUISA:
O indicador, primeiro componente obtido da análise, reteve 38% da variabilidade total e apresentou correlação de Spearman de 0,74 com a renda total do domicílio e de 0,67 com a renda per capita. Os coeficientes necessários para calcular o indicador são apresentados, assim como as distribuições de referência para 27 capitais e Estados, as cinco regiões e o País. Apresenta-se um exemplo de como se usa o indicador. CONCLUSÃO DO ALUNO / Qual a contribuição desta pesquisa?
Este estudo é importante para mostrar a correlação entre o Censo 2000 (IBGE) e o IEN, destacando os modelos deficitários empregados até então. Sugere a importância do IEN para a construção/disponibilização de informações relevantes, confiáveis e flexíveis na análise de mercados específicos, para aplicação de soluções para saúde,
econômia,