Eficiência Energética
O objetivo desse trabalho é apresentar o processo da execução do serviço de concretagem da infra-estrutura de uma edificação e suas principais etapas relacionadas para garantir a conformidade dos elementos estruturais e especificações prescritas no projeto estrutural. Será detalhado os métodos de controle desse serviço e como o uso da Sistemografia trás vantagens e benefícios para o processo.
Palavras-chave: concretagem, sistemografia, processos, construção civil.
1. Introdução
Esse trabalho discute os procedimentos que devem ser seguidos para garantir o certificado de qualidade da organização em questão. Todos os processos foram acompanhados por uma equipe que atua diretamente sobre os funcionários que executam a atividade operacional da concretagem. A importância desse acompanhamento ocorre pela necessidade de se garantir a desempenho e durabilidade do elemento estrutural em questão. A sistemografia está notificando as etapas do processo de implementação do sistema de qualidade e suas respectivas vantagens.
Na execução do serviço o encarregado geral tem a função de fiscalizar os operadores enquanto que outro funcionário realiza o registro de controle da execução do serviço de forma que posteriormente seja possível identificar o trecho em que houve cada concretagem. São moldadas amostras do material para posteriormente ser feito ensaio de controle tecnológico com objetivo de determinar a resistência do material. Em seguida o referido laudo de resistência é anexo nos registros de controle e arquivado. Esse registro pode ser verificado posteriormente em auditorias e sua cópia física é mantida até cinco anos após a entrega da obra.
1 Este trabalho refere-se à conclusão da disciplina Gestão e Modelagem de Processos, ministrada pelo Prof. Dr. Ettore Bresciani Filho, do Curso de Especialização em Engenharia de Qualidade, Unicamp, 1o.semestre de 2011.
2 Aluno do curso de Especialização em Engenharia de Qualidade.
2. Classificação dos