eficiencia energetica
BTU significa British Thermal Unit e significa Unidade Térmica Inglesa. Um BTU corresponde à quantidade de calor que deve ser cedida a uma massa de uma libra de água (aproximadamente 0,45 Kg), para variar de 1ºF (1 grau Fahrenheit) em sua temperatura. A capacidade de um condicionador de ar é expressa em BTU's, isto é, por exemplo: um condicionador de 10.000 BTU/h, é capaz de remover 10.000 BTU em 1 hora.
Qual tamanho de condicionador de ar eu devo instalar em meu quarto?
A capacidade de um condicionador de ar deve ser adequada ao ambiente em que será colocado. Um aparelho dimensionado em excesso ou falta pode significar um aumento considerável no consumo de energia. Para dimensionar um condicionador de ar, devemos levar em consideração o tamanho do ambiente, o número de pessoas que por lá circularão, a quantidade e tamanho das janelas, a incidência de sol e quantidade de lâmpadas do recinto. A melhor maneira de adequar o equipamento ao ambiente é procurar um técnico especializado. Muitas das vezes, o próprio fabricante será capaz de atendê-lo para que a escolha seja a melhor possível.
Faz diferença eu ajustar o termostato do condicionador de ar, em termos de economia de energia?
Sim. Devemos ajustá-lo de maneira que haja conforto térmico no ambiente. Isto significa que quanto maior a diferença de temperatura entre a parte externa e interna do recinto, mais frio ele deve ser ajustado. Por outro lado, ao nos aproximarmos do inverno, essa diferença não é tão proeminente, e o ajuste do termostato irá proporcionar uma maior economia de energia.
É importante salientar que ajustar o termostato no "mais frio" ao ligar o condicionador, para que o ambiente resfrie mais rápido, não vai surtir efeito. Apenas ocasionará um resfriamento excessivo, e um gasto desnecessário.
Quanto consome um condicionador de ar?
Isto varia bastante. Não somente devido a capacidade de refrigeração do equipamento, dada em BTU/h, como o ambiente em que