Eficiencia de isolador a partir de graficos frf
Todas as máquinas em movimento geram vibração : ventiladores, compressores, bombas etc. Algumas máquinas, operam gerando vibração ou choques (peneiras vibratórias, compactadores, martelos de forjaria, prensas etc). Dependendo da intensidade da vibração esta poderá causar ruídos desagradáveis, prejudicando a concentração na produção, ou afetar, em alguns casos, a saúde das pessoas. Há determinados equipamentos que não geram vibrações e não podem recebê-las, como: máquinas de medição tridimensional, balanças de precisão, leitores/gravadores de computadores, equipamentos óticos etc. Um problema básico do estudo de vibrações consiste justamente em reduzir a perturbação transmitida de um sistema a outro.
Objetivos
a) Gerar gráficos de FRF x frequência e Coerência x frequência para os dados fornecidos;
b) Com as curvas das FRFs experimentais estimar a transmissibilidade para cada um dos isolantes, espuma rígida de poliuretano, espuma de alta densidade e mola de aço helicoidal.
Avaliar a eficiência do isolador considerando que este deverá operar com um motor, de mesma massa, operando a 900rpm. Se os gráficos permitirem (coerência satisfatória) avaliar a faixa de frequência mais favorável para cada um dos isoladores.
c) Se a massa do sistema é de 6,3 kg, determine um isolador, usando um dos catálogos que podem ser encontrados na internet.
Revisão teórica
A transmissibilidade é definida como:
tr = Ft /Fo = Xo/Yo = (1 + (2ξr)2 / (1 - r2)2 + (2ξr)2)1/2 =(k2 + (Cw)2 / (k - mw2)2 + (Cw)2)1/2 sendo r=W/Wn,W a frequência angular de excitação e Wn a frequência angular natural, Wn = (k/m)1/2 k a rigidez, m a massa, C a constante e ξ o coeficiente de amortecimento. A amplitude da força transmitida é Ft e Fo amplitude da força de excitação, Xo amplitude do deslocamento transmitido e Yo o deslocamento da base. O isolamento é definido como:
I = (1 - tr)
Keq *Δx = Mg
Isto pode ser feito através do uso de materiais com propriedades elásticas e