Efeitos e consequências que o calor causa no organismo do trabalhador
Curso Técnico em Segurança do Trabalho
Marciano Zella Carneiro
Efeito e consequências causados pelo calor no organismo do trabalhador
Ponta Grossa
2013
Marciano Zella Carneiro
Efeitos e consequências causados pelo calor no organismo do trabalhador
Ponta Grossa
2013
Introdução
Muitos trabalhadores passam parte de sua jornada diária diante de fontes de calor. As pessoas que trabalham em fundições, siderúrgicas, padarias, – para citar apenas algumas indústrias – frequentemente enfrentam condições adversas de calor que representam certos perigos para a sua segurança e saúde. As características pessoais são talvez o fator que mais pesa durante a exposição ao calor. Podemos considerar as seguintes: a idade, o peso, o estado físico, as condições orgânicas e a aclimatação ao calor.
A EXPOSIÇÃO AO CALOR PRODUZ REAÇÕES NO ORGANISMO
Os fatores ambientais que afetam a saúde do trabalhador quando exposto ao calor excessivo em sua área de trabalho, são: temperatura, umidade, calor radiante (como o que provém do sol ou de um forno) e a velocidade do ar. O corpo reage às altas temperaturas externas aumentando a circulação sanguínea na pele, fazendo subir a temperatura nessa área. Sem dúvida, na medida em que os músculos estão sendo exigidos pelo trabalho físico, parte do sangue flui para a pele para liberar o calor.
TRANSTORNOS CAUSADOS PELO CALOR
Surge em decorrência da falta de mecanismo do corpo para regular sua temperatura interior. A transpiração cessa e o corpo já não consegue se livrar do calor excessivo. Os sinais são: confusão mental, delírio, perda da consciência, convulsão, coma, Insolação.
A insolação pode matar, a menos que a pessoa receba a tempo tratamento de forma adequada. Enquanto a ajuda médica não chega a vítima deve ser transportada para uma área suficientemente ventilada, hidratada e suas roupas molhadas. Pode