Efeitos psicológicos dos teratógenos
Pereira, Santoalha e Roriz (2010, p.2) definem que o estudo dos fatores que interferem no desenvolvimento embrionário/fetal assim como as anomalias e malformações resultantes da sua ação designa-se: Teratologia.
Teratogenia é a definição para esse desenvolvimento anômalo e as anomalias e malformações resultantes são causadas por fatores que podem ter origem química, física ou biológica/infecciosa (PEREIRA; SANTOALHA ; RORIZ, 2010).
A radiação ionizante consiste de energia transmitida sob a forma de ondas eletromagnéticas ou partículas subatômicas capazes de ionizar átomos ou moléculas através da exclusão de alguns dos seus elétrons orbitários. A ocorrência de ionização depende da energia transmitida através desta onda. A ionização das moléculas determina alterações estruturais que podem casar danos permanentes às células (KAY et al., 2009).
O retardo mental é o funcionamento intelectual subnormal que se origina durante o período de desenvolvimento. Possui múltiplas etiologias potenciais, incluindo defeitos genéticos e lesões perinatais. As pontuações do quociente de inteligência (QI) são comumente utilizados para determinar se um indivíduo possui Deficiência intelectual. As pontuações de QI entre 70 e 79 estão na margem da faixa de retardo mental. As pontuações abaixo de 67 estão na faixa de retardo (LEITE,2007).
Por estarem em fase de crescimento e desenvolvimento, o feto e as crianças apresentam grande radiossenssibilidade, podendo ocorrer distúrbios durante esta fase acarretando anomalias de desenvolvimento, sendo observado retardo mental em embriões que sofreram irradiação na época de desenvolvimento do sistema nervoso central (durante a 8 e 25 semana gestacional) (NASSIF et al., 2004) .
Mannoni (1999) citado por Reis (2010, p.130) defende que por mais que a sociedade demonstre aceitação pelo que é diferente e incentive o indivíduo a adotar uma postura de