A crian a em crescimento RESUMO
Gravidez e desenvolvimento pré-natal
A gravides se da inicio com a implantação do zigoto no revestimento do útero da mulher, ele envia sinais químicos que cortam os ciclos menstruais e que são excretados na urina permitindo assim diagnosticar a gravidez.
Começam a haver mudanças no corpo para proteção e nutrição do feto, além de mudanças como: aumento e sensibilidade dos seios e enjoo matinal que é comum no inicio da gravidez e geralmente ocorrem pela manhã.
O acompanhamento pré-natal é indispensável e muito importante tanto para um bom desenvolvimento do feto quanto para a saúde da mãe que pode vir a ter uma gravidez ectópica ou um aborto espontâneo.
No segundo trimestre, alguns sintomas somem dando lugar a outros, o corpo ainda continua em modificação e já é possível, em algum momento, sentir e saber o sexo do feto.
Visitas mensais ao medico ainda são indispensáveis, até mesmo para identificar diabete gestacional, ou tomar os devidos cuidados com qualquer outra diabete que pode ocasionar no parto prematuro devido ao rápido crescimento do bebe.
O corpo continua em mudança no terceiro trimestre. O ganho de peso e a segregação de colostro em preparação para a amamentação são as principais mudanças deste período.
O feto começa a demonstrar algumas mudanças comportamentais (soluçar, sugar o polegar) que são possíveis de identificar nos exames de ultrassom cada vez mais nítido.
As visitas ao medico agora são semanais e de grande importância para o monitoramento da pressão arterial para evitar, em algumas mulheres, uma toxemia da gravidez, que pode causar um AVC.
Desenvolvimento pré-natal
Os três estágios de desenvolvimento pré-natal são definidos por marcos desenvolvimentistas específicos e por dois padrões de desenvolvimento: céfalo-caudal e próximo-distal.
Nas duas primeiras semanas ocorre o estagio germinal, onde as células se especializam para dar origem ao corpo do feto e a estrutura necessária para o seu