Efeitos econômicos e sociais da lei da meia entrada
Curitiba
2013
Diogo de Almeida Lecheta
Barbara Lemos Luiz
Brinsan Ferreira N'tchalá
Gabriela Esmeraldino
Ana Paula Moraes
Efeitos econômicos e sociais da lei da meia entrada
Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial à aprovação na disciplina de Metodologia Cietífica, segundo semestre de 2013, da Faculdade de Direito Curitba.
Orientadora: Professora Liliam Ferraresi Brighente
Curitiba
2013
SUMÁRIO
1 TEMA 3
2 JUSTIFICATIVA 3
3 PROBLEMA DA PESQUISA 3
4 OBJETIVO GERAL 3
5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4
6 REFERENCIAL TEÓRICO 4
7 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 7
REFERÊNCIAS 8 1 TEMA
Os efeitos econômicos e sociais da lei da meia entrada.
2 JUSTIFICATIVA
Os efeitos econômicos e sociais da Lei da meia entrada possui importantes reflexos no quadro brasileiro. A regulamentação da meia entrada é estadual, porém seus fundamentos são constitucionais.
O Brasil é um dos piores países no que tange à distribuição de renda no mundo e, sendo assim, é necessário analisar se ao longo do período de sua vigência a meia entrada serviu a seu proposito jurídico de ampliar o acesso a eventos culturais para grupos específicos da população.
Busca-se aqui, portanto, uma avaliação dos resultados econômicos no tocante à possibilidade de acesso a eventos culturais em relação ao supracitado benefício e quais foram os fatores positivos e negativos desta norma jurídica.
3 PROBLEMA DA PESQUISA
O benefício da meia entrada, após longo período de sua implantação, continua sendo o pagamento de metade do valor de um ingresso a um evento cultural, ou as contínuas altas de preço, supostamente baseadas na inflação, fazem com que a meia entrada seja um falso benefício? A meia entrada apresenta hoje o valor de uma entrada integral? A meia entrada continua sendo um benefício e uma conquista social?
4 OBJETIVO GERAL
Analisar os