Efeitos do habitat na matriz
O termo matriz se refere ao mosaico de habitats modificados pelo homem, tais como pastagens, culturas, plantações ou florestas em regeneração que circundam os fragmentos de floresta. A matriz tem grande influência sobre a conectividade dos fragmentos, ou seja, sobre o grau em que a população de um fragmento está ligada genética e demograficamente a outras populações. Estudos realizados na Amazônia comprovaram que os efeitos de matriz prejudicaram sensivelmente as populações de formigas, pássaros e sapos.
Matriz - é o tipo de cobertura de fundo numa paisagem, caracterizada pela cobertura extensiva e pela alta conectividade. Nem todas as paisagens têm uma matriz definível. http://www.ib.usp.br/~delitti/projeto/alexandre/analise%20da%20paisagem.htm Heterogeneidade da Matriz
Uma das maiores ameaças à biodiversidade é a fragmentação de habitats naturais. Esse processo inicia-se com a destruição de pequenas áreas de vegetação natural que são posteriormente expandidas. Nesse momento, a conectividade da vegetação natural é interrompida, comprometendo a integridade biológica (Noss & Csuti 1997). Estudos sobre a fragmentação de hábitats geralmente enfatizam a importância do tamanho (Hovel & Lipcius 2001) e isolamento (Davies et al. 2000) dos fragmentos, principalmente porque a diminuição do tamanho das áreas nativas implica em uma redução do tamanho populacional e as barreiras e o isolamento resultantes dessa fragmentação reduzem o fluxo gênico, aumentando consequentemente as chances de deriva genética e de depressão endogâmica. Devido à perda da variabilidade genética resultantes desses mecanismos, as populações tornam-se mais vulneráveis às variações estocásticas do ambiente e consequentemente, mais susceptíveis à extinção (Kageyama et al. 1998). A matriz, entretanto, também afeta populações e comunidades fragmentadas (Laurance 1991; Estades & Temple 1999; Ricketts 2001).
A matriz é definida como a maior