Efeitos Do Calor
ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM AGRIMENSURA (1º ANO)
DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL
SAMUEL HUDSON D. RAMOS
GARDHÊNIA LEITE OLIVEIRA
GABRIELA LIMA
ANA CAROLINA
REBBECA DECKMANN CORREA
CARLOS HENRIQUE
GIOVANE BARRETO
JOSÉ VICTOR
LUCAS WINICIUS
DAVID
RAQUEL LUIZA
Cuiabá
2014
EFEITOS DO CALOR
Quando a temperatura do ambiente sobe, o organismo transpira para manter a sua temperatura dentro de parâmetros normais. Porém, se essa transpiração for excessiva, o corpo pode desidratar; também pode acontecer que o mecanismo da sudação (Figura 1) não provoque uma queda da temperatura corporal desejável. Nesse caso, uma alta temperatura corporal e um grau excessivo de desidratação podem provocar danos irreversíveis no cérebro e em outros órgãos, ou até conduzir à morte. Entretanto, as reações químicas envolvidas na atividade metabólica são aceleradas por essa elevação na temperatura. A taxa metabólica pode sofrer uma elevação de, aproximadamente, 13% para cada elevação de 1º C na temperatura do tecido e o aumento será maior na região onde é gerada a maior parte do calor. Em decorrência disso, ocorre uma elevada demanda do tecido por oxigênio e nutrientes e um aumento da eliminação dos produtos do catabolismo. O metabolismo celular acelerado pode produzir muitos efeitos terapêuticos benéficos nos tratamentos das lesões ou infecções.
Em temperaturas acima de 45ºC ocorrem queimaduras de pele se o contato for mantido durante muito tempo. As membranas celulares são muito sensíveis a altas temperaturas em virtude da sua estrutura lipoproteica que pode tornar-se mais fluida. Isso acarreta sua destruição, trazendo, como consequência, lesões dos tecidos da pele.
Efeitos sobre o Metabolismo Celular: As reações químicas envolvidas na atividade metabólica são aceleradas por uma elevação na temperatura. A taxa metabólica pode sofrer uma elevação de aproximadamente 13% para cada elevação de 1º C na temperatura do tecido e o