Efeito Estufa, Chuva ácida, Ilha de calor, camada de ozônio, e Inversão térmica
É um processo que ocorre quando a radiação infravermelha refletida pela superfície terrestre é retida por alguns gases, os chamados gases estufa, principalmente o metano (CH4) e o gás carbônico (CO2) que estão presentes na atmosfera. Eles podem reter o calor e até mesmo irradiar uma parte dessa radiação infra vermelha de volta para superfície da Terra, o que gera um aumento da temperatura global.
Figura mostrando esquematicamente o processo:
Discutimos mais acima que o processo em si é ótimo para os seres vivos, o grande problema é a exacerbação desse efeito, o que pode ser feito com a emissão de mais metano e gás carbônico pela ação humana (antropogênica).
Exemplos: Indústrias, carros, ônibus e a combustão de modo geral.
Consideração importante:
A destruição da camada de ozônio potencializa o efeito estufa, por permitir que uma maior quantidade de radiação chegue ao planeta. Monstrinhos, nas próximas aulas iremos discutir a destruição da camada de Ozônio, e relacionar com o efeito estufa e aquecimento global.
Observe o esquema abaixo que toca nesse importante ponto:
Consequências do efeito estufa relacionado ao aquecimento global:
* Diminuição da cobertura de gelo das calotas e consequente aumento dos níveis dos oceanos, inundando regiões costeiras ao longo do tempo.
* Alteração do regime de correntes marinhas, o que pode desorientar completamente espécies migratórias, podendo ocasionar uma extinção.
* Alterações climáticas que podem gerar um impacto na agricultura, alterando os climas ideais para cultivo de alimentos, gerando uma diminuição da produção.
* Mudanças de ecossistemas que podem forçar mudanças migratórias de espécies, alterando completamente o equilíbrio genético com o meio ambiente ideal.
* Espécies bioinvasoras podem ocasionas extinção de outras espécies nativas.
* Alterações no regime de chuvas, visto que a taxa de evaporação seria aumentada, podendo ocasionar enchentes.
* Agravamento