Efeitos das águas
Técnica Nutrição e Dietética
1º Módulo
* Efeitos da água dura sobre os sabões
Professora: Sophia Agnelli Turma: 2
Nomes: Mariane Orlando
Paola Santos
Sueli Ferreira
Tainá Lopes
Victor Hugo
Introdução
Água dura => A dureza da água é a propriedade relacionada com a concentração de íons de determinados minerais. A dureza é causada pela presença de sais de cálcio e magnésio, de modo que os principais íons levados em consideração são cálcio, magnésio, zinco ,estrôncio, ferro ou alumínio podem ser levados em conta quanto a dureza da água .A dureza é definida como a dificuldade de uma água em dissolver o sabão ou fazer espuma . As águas duras não são recomendadas para limpeza, pois o sabão não limpa e o consumo é alto.
Há águas naturais duras não potáveis consideradas satisfatórias para o consumo humano são usadas no combate a incêndios, lavagens de ruas. Para uso doméstico e industrial não é recomendada, pois para o banho, lavagem de louças e roupas a água dura não é eficiente, não faz espuma e não limpa.
Na indústria leva o entupimento de tubulações criando uma borra que não se dissolve em água corrente.
Água destilada => Consiste numa água quimicamente pura, purificada por destilação eliminando os sais e outros compostos. É utilizada em pesquisas de laboratório industrial e na natureza sob forma de chuva. A água da chuva é naturalmente destilada, por que a evaporação elimina os sais dissolvidos tornando-se levemente acidificada.
A água destilada ou desmineralizada pode ser consumida desde que a alimentação contenha os sais necessários ao nosso organismo.
O consumo pode prevenir ou diminuir o risco de pedras nos rins, mas pode causar diarreias.
Água mineral (mole) => Categoria de água considerada benéfica por sua composição química ou características físico - químicas. São extraídas de fontes profundas, quentes e ricas em sais.
Água potável pode ser consumida por pessoas ou animais sem risco