efeito estufa
Efeito Estufa
Nova Mamore-RO
Escola Estadual Salomão Silva
Efeito Estufa
Aluno: Gabriel M. Oliveira
Introdução
Efeito Estufa
Poluição Ambiental
Poluição de Águas
Poluição do Ar
Poluição do Solo
Conclusão
Bibliografia
Efeito Estufa O efeito estufa é causado pela emissão excessiva de alguns gases, principalmente gás carbônico (CO²), óxido nitroso (NO²) e metano (CH₄), que formam uma camada que reflete as radiações infravermelhas, o que leva a um aumento de temperatura. A maioria dos gases que causa o efeito estufa ocorre naturalmente na atmosfera. No entanto, a emissão de poluentes atmosféricos está aumentando, devido a fatores como: ritmo crescente de industrialização; crescimento demográfico; aumento do número de animais destinados à alimentação; decomposição de matéria orgânica em aterros e depósitos de lixo e uso de produtos tóxicos nas lavouras. Como conseqüência, há a alteração de condições do meio ambiente e do equilíbrio ecológico.
Poluição Ambiental São vários os poluentes que contaminam o nosso ambiente. A água, o ar, o solo são contaminados por substancias não biodegradáveis, que permanecem nas cadeias alimentares por longo tempo.
Poluição das Águas Os rios, mares, lagos servem despejo para inúmeros poluentes, como: esgotos não tratados, plásticos, produtos químicos como o mercúrio, agrotóxicos, petróleo. Muitos desses produtos não se degradam e passam de um elo para o outro na cadeia alimentar, prejudicando várias populações.
Poluição do Ar São vários os agentes químicos e físicos que atuam como poluentes do ar. Entre eles destacam-se:
Monóxido de carbono (CO)- Gás resultante de combustão dos derivados do petróleo e do carvão mineral. A reação entre o CO e a hemoglobina resulta em um composto estável, a carboemoglobina, que impede hemoglobina de transportar o oxigênio, tornando-se um risco á saúde.
Dióxido de carbono (CO²)- Resultante da