Efeito estufa
Introdução
Apesar de o efeito estufa ser tratado como algo extremamente ruim, é um evento natural que favorece a vida no planeta. Este efeito tem como finalidade impedir que a Terra esfrie demais, pois se a temperatura fosse muito baixa, não teríamos tanta biodiversidade. Contudo, o aumento da emissão de gases poluentes, na atmosfera tem acelerado esse processo, fazendo com que a temperatura fique mais quente a cada ano. O que é o efeito estufa? Os raios do Sol, ao serem emitidos à Terra, têm dois destinos, parte dele é absorvida, e transformada em calor, mantendo o planeta quente, enquanto outra parte é refletida e direcionada ao espaço, como radiação infravermelha. Cerca de 35% da radiação é refletida de volta, enquanto os outros 65% ficam retidos na superfície. Isso por causa da ação refletora de uma camada de gases que a Terra possui, os chamados gases estufa, que recebem este nome porque uma estufa é um lugar úmido, abafado, usado para guardar plantas que precisam de calor e umidade. Estes gases agem como isolantes, absorvendo uma parte da energia irradiada e retendo o calor do Sol na atmosfera, formando uma espécie de cobertor em torno do planeta, impedindo que eles escapem de volta para o espaço.
Principais causas O efeito estufa é gerado pela derrubada de florestas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção.
Outro fator que está gerando o efeito estufa é o lançamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente o dióxido de carbono (CO2) que é produzido pela queima de combustíveis fósseis, o óxido nitroso (N2O), o metano (CH4) e o cloro-flúor-carboneto (CFC). A maioria de nossas fontes energéticas (petróleo, carvão, gás natural, madeira) liberam Carbono (C), contribuindo para a formação de Gás Carbônico (CO2) que é um dos maiores responsáveis pela intensificação do