Efeito estufa
O efeito estufa é o aumento excessivo do aquecimento da Terra, ocasionado principalmente pelo aumento da taxa de dióxido de carbono (gás carbônico) e o monóxido de carbono, dentre outros gases, que são lançados na atmosfera, e também pela retenção do calor gerado pela luz do sol que atinge a superfície do planeta, podendo provocar diversas conseqüências negativas no meio ambiente, afetando o clima, a vegetação, a fauna e ecossistemas. O efeito estufa também é ocasionado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões.
O dióxido de carbono (CO2) é produzido a partir da queima de combustíveis fósseis usados em veículos automotores movidos à gasolina e óleo diesel. Esse não é o único agente que contribui para emissão de gases, existem outros como as queimadas em florestas, pastagens e lavouras após a colheita. O gás carbônico é produzido pela atividade humana cada vez mais depressa, ultrapassando a capacidade de reabsorção pela biosfera.
Estima-se que, num futuro próximo, o aumento da temperatura provocado pelo efeito estufa poderá ocasionar o derretimento das calotas polares e o aumento do nível dos mares, que por sua vez avançam cada vez mais sobre as cidades litorâneas que poderão desaparecer do mapa.
O equilíbrio do ciclo do carbono é fundamental para determinar o clima do planeta, pois o carbono entra constantemente na atmosfera sob a forma de dióxido de carbono, metano e outros gases, ao mesmo tempo, é absorvido pelas plantas verdes e pelo fitoplâncton presente nos ambientes aquáticos, por meio do processo de fotossíntese. Esse ciclo é a combinação dos processos biológicos, físicos e químicos que movem esse elemento. visto que as mudanças climáticas acontecem quando são lançados mais gases de efeito estufa do que as florestas e os oceanos são capazes de reter.
Esta atividade permitiu a compreensão do que é o efeito estufa, sendo que o mesmo