Contabilidade
O Registro dos fatos contábeis, Escrituração Contábil, se dá atráves do registro de acordo com o método das partidas dobradas e observando os princípios e normas contábeis. Sendo estes o Livro Diário e o Livro-razão, que são de uso obrigatório por todas as empresas.
A escrituração e demonstração dos fatos contábeis passam a ser de grande importância para a gestão de empresarial. Pois, através desses dados adquiridos pelo registro sistemático de fatos contábeis podem-se tomar decisões de suma importância na administração dessa entidade. Essas demonstrações podem vir através do Balanço Patrimonial, que nada mais é que a demonstração contábil quantitativa e qualitativa, em uma determinada data, da posição patrimonial e financeira de uma entidade ou pela Demonstração do Resultado do Exercício que evidencia a formação do lucro ou prejuízo de um exercício mediante a confrontação das receitas e despesas da entidade.
Com todos esses registros e controles, fica mais fácil para o empresário traçar a missão e visão de sua empresa. Podendo assim, estabelecer ações que serão pela gestão analisadas, implementadas e acompanhadas visando atingir os objetivos e metas estipuladas.
O processo administrativo deve começar pelo planejamento, que é o principal a ser realizado dentro desse processo. Pois, o sucesso de uma ação ira depender do planejamento da mesma. Organizar é o segundo passo desse processo, e consiste em definir a melhor forma de executar o que foi planejado anteriormente. Dirigir se torna a função mais difícil, devido a sua complexibilidade e variação de conceitos, mesmo assim, dirigir é a capacidade de usar técnicas de