Efeito da chuva em aços
Atualmente é empregado na arquitetura e na decoração de interiores o aço inoxidável devido a sua durabilidade e diversidade de acabamentos superficiais. Os aços inoxidáveis podem ser coloridos por eletroposição de um filme de óxidos de cromo. A aplicação do aço oxidável nos projetos arquitetônicos e devido a acrescentar mais calor e vida nos mesmos.
Com o passar dos anos a preocupação com a política ambiental no mundo e especialmente na Europa vem se intensificando. Entre diversas preocupações esta o uso do cromo, níquel, cobre e zinco, em construções urbanas. A atenção se volta para a possibilidade de liberação destes metais pela ação de intempéries com a presença de chuva acida o que ocorre com frequência nos grandes polos industriais.
Dentro deste contexto estudos químicos estão sendo realizados pelas determinações dos graus de hibernação de metais. As taxas de dissolução de constituintes dos aços inoxidáveis já foram avaliadas em diversos meios como saliva artificial, soluções de acido acético, cloreto de sódio, acido sulfúrico e de chuva acida simulada, entre outras.
Este trabalho teve por objetivo avaliar os efeitos da chuva ácida na aparência do aço colorido, bem como na lixiviação de cromo hexavalente para o meio ambiente.
Conclusão:
A imersão de amostras de ações inoxidáveis coloridos e naturais sem coloração em solução de chuva acida simulada mostrou:
- A aparecia das amostras não apresentou alterações perceptíveis ao olho humano por um período de imersão de 28 dias.
-Não houve diferenças na quantidade de cromo liberada para a solução de chuva acida nas amostras.
-Independente do tempo de imersão os teores residuais de cromo total estão abaixo dos limites máximos permitidos pela NBR 1004, e os teores do cromo hexavalente determinado encontra-se a baixo do limite estabelecido para a classificação de águas classe 1 da legislação do Estado de Minas Gerais.
- Não existem riscos de uso do aço inoxidável clorídrico ou natural em