Impactos ambientais - desafios da mineração
O desenvolvimento humano sempre esteve ligado à capacidade de o homem adaptar-se às mais divesas condições impostas pelo ambiente. Esta capacidade de adaptação tornou a espécie humana capaz de modificar o meio em que vive, extraindo e modificando os recursos da natureza, indispensáveis para crescimento da sociedade formada.
Após a revolução industrial, o papel da indústria do aço no desenvolvimento mundial tem sido cada vez mais importante, acompanhando as inovações tecnológicas das operações de produção de produção de gusa líquido, pré-tratamento do gusa, refino secundário do aço e operações de conformação mecânica.
Uma das conseqüências deste aumento de produção de aço bruto em escala mundial é o crescente consumo de recursos naturais renováveis e não-renováveis (minérios,carvão, calcários, dolomitas, água gases industriais, óleos e lubrificantes etc.), energia, sucatas e a geração de resíduos industriais, principalmente: escórias, lamas, carepas,emissão de materiais particulados e gás carbônico.
Em contrapartida, há o retorno econômico social, o complexo siderúrgico instalado garante empregos, receitas externas e arrecadação de impostos. Tabela x – Consumo do setor siderúrgico brasileiro de algumas matérias-primas e insumos, utilizados na produção do aço; base: 1999 Tabela x – Indicadores econômicos sociais – base:2003
A economia global pode entrar em colapso sem o suporte de um solo fértil, sem água limpa, ar puro e um clima moderado. Os economistas ambientais acreditam que o número concreto, necessário para a garantia dos recursos naturais e manutenção dos serviços vitais do ecossistema, é estimado em US$ trilhões / ano.
Questões globais
Os problemas ambientais que possuem interações de forma globalizada, afetando vastas regiões de nosso Planeta, são conhecidos por “questões globais”; dentre os mais importantes podemos citar:
• Efeito estufa – aquecimento global;
• Escassez de água potável;
• Precipitação de chuvas