Análise da pobreza no estado de são paulo explicada pela renda per capita, população economicamente ativa e taxa de analfabetismo no ano 2000
O objetivo do trabalho é analisar o desenvolvimento da taxa de pobreza no Estado de São Paulo no ano 2000, período esse que compõe o fim do mandato do então Governador Mário Covas Junior. Covas fortaleceu políticas sociais com a construção de mais de 130 mil casas populares, a distribuição gratuita de medicamentos, o assentamento de mais de 4 mil famílias de trabalhadores rurais.
Pretende-se analisar a correlação entre os dados proferidos, os quais servem como medida de desenvolvimento econômico. Os dados analisados serão:
1) Pobreza - Percentual de pessoas com renda domiciliar per capita inferior a linha de pobreza.
2) Renda Per Capita - Razão entre o somatório da renda per capita de todos os indivíduos e o número total desses indivíduos.
3) População Economicamente Ativa - compreende todas as pessoas com mais de 10 anos de idade, que constituem a força de trabalho do país. Abrange os empregados, os empregadores, os trabalhadores autônomos, os trabalhadores que estão temporariamente desempregados etc.
4) Taxa de Analfabetismo – Percentual das pessoas com 25 anos ou mais, que possuem menos de quatro anos de estudo.
A análise será feita por meio de um modelo econométrico espacial, onde os resultados esperados são os seguintes:
• Com um aumento na pobreza, há uma queda na renda per capita;
• Quanto maior a taxa de pessoas pobres, menor será a população economicamente ativa;
• Com um aumento na taxa de analfabetismo, a pobreza tende a ser crescente.
Tem-se, assim, o modelo econométrico espacial a ser estudado:
POB = α + β1 RPC+ β2PEA + β3X_ANALFAB+ u
Regressão
Iniciaremos o estudo fazendo uma regressão clássica, através do software Geoda a fim de definir se os modelos são modelos de erro espacial ou modelos de defasagem espacial.
Modelo de Erro Espacial
Tem-se abaixo um típico modelo de erro espacial, no qual se testa a correlação de Y e X, considerando a existência de um termo de erro. Em tal modelo, contudo, o erro de uma