tecnico
No momento da construção e na elaboração do projeto, surgem dúvidas sobre o tipo de acabamento para janelas e portas que melhor se adaptem a proposta e as principais necessidades dos clientes, como forma de evitar constrangimentos e mal estar na edificação.
A variedade de materiais para uso em janelas e portas pode proporcionar um excelente efeito visual e estético, para que isso ocorra, deve ser realizada a escolha do tipo de produto a ser empregado na obra, procurando harmonizar o projeto da edificação e as necessidades dos proprietários.
O projeto da edificação mostra qual a dimensão correta das aberturas de janelas e portas necessárias para a ventilação e iluminação adequada da moradia, por isso o tipo do material a ser emprego pode dar maior flexibilidade aos vãos ou restrições de seu uso, devendo ser estudado entre o cliente e o profissional da obra, qual será a melhor opção a ser empregada.
Os principais materiais para janelas e portas são:
Madeira;
Aço;
Alumínio;
PVC;
Estes materiais têm características diferentes, tanto em flexibilidade de dimensões, conforto térmico, acústico, resistência ao tempo e garantia do produto, dando a possibilidade de atender as diversas necessidades que proprietários procuram em janelas e portas.
Madeira
A utilização da madeira é uma exigência em projetos voltados a edificações mais rústicas, dando um ar de casa de campo e ao mesmo tempo sofisticação. O material de textura única utilizado em janelas e portas proporciona uma harmonia com telhados de vigamento exposto e forros de madeira.
O tipo de madeira utilizada influência diretamente em sua durabilidade e resistência ao tempo, devendo ser escolhida espécies resistentes e fortes, para facilitar sua manutenção e ampliar sua longevidade.
O projeto da edificação deverá dimensionar corretamente beirais e varandas como forma de proteger as aberturas da incidência de chuvas e raios solares, evitando o