efeito da auxina no crescimento da plant
Nos caules das plantas, a maior taxa de crescimento ocorre nos tecidos, logo abaixo do meristema apical. Estudos feitos com caules de plântulas (ervilha) mostraram que nessa região há forte correlação entre a taxa de crescimento e as quantidades de auxinas difusíveis. Foi também observado que a auxinas difundidas do coleóptilo de aveia estavam intimamente relacionadas com a taxa de crescimento desse órgão. Tais observações indicam que a concentração de auxina no tecido pode regular sua taxa de crescimento.
A distribuição desigual de auxinas no caule é um dos fatores que podem ocasionar o crescimento diferencial (curvatura) das plantas.
Objetivo
Observar os efeitos de auxina no crescimento diferencial do caule das plantas.
Material
• Vaso contendo duas plantas de Feijão ou Soja com 21 dias de idade. (3)
• Pasta de lanolina com auxina (AIA) a 0,1%.
• Lanolina pura.
Procedimentos
Aplique a pasta de lanolina contendo auxina (AIA) lateralmente no caule de uma das plantas, no entrenó situado logo abaixo do tri folíolo mais novo. Trate a outra planta de maneira idêntica, mas utilizando apenas lanolina pura.
Em uma planta do outro vaso, passe lanolina com auxina abaixo da inserção cotiledonar, na segunda planta do mesmo vaso passe lanolina pura em região idêntica.
Observe os resultados após uma semana.
Conclusão
O efeito não foi concluído, pelo fato de que após ter feito a aplicação da lanolina e auxina, os experimentos foram colocados na estufa, e um tempo depois funcionários da faculdade fizeram a aplicação de 2,4-D, próximo a estufa afetando os experimentos, fazendo assim com que morressem a Soja.