diversos
CPU – Unidade Central de Processamento
História e progresso
O microprocessador, ou CPU, como é mais conhecido, é o “cérebro” do computador e é ele que executa todos os cálculos e processamentos necessários, exceptuando casos especiais de cálculo matemático intensivo, cálculos esses que são executados com o apoio de um circuito especial, o coprocessador matemático.
O nome deriva de:
• Unidade, porque é um só circuito integrado;
• Central, porque é o único centro de processamento de um computador; • Processamento, porque processa (move e calcula) dados.
Embora se pense que só existe num computador, o processador existe em muitos outros utensílios modernos, como por exemplo, telemóveis, máquinas fotográficas digitais, televisões, rádios, automóveis, leitores portáteis de CD e MD, etc.
O CPU processa todo o tipo de informação, seja ela texto, números, som, vídeo, fotos, gráficos, imagens gráficas de jogos, etc. Cada dia que passa, existe mais informação a processar, mais fontes de informação, com uma necessidade de maior rapidez. Como resposta a esta necessidade constante, os fabricantes constroem processadores mais rápidos e com maiores capacidades, memórias mais rápidas e BUS mais rápidos.
O primeiro microprocessador a ser fabricado, foi o Intel 4004 e surgiu em 1971. Este processador não era muito potente, pois executava simplesmente adições e subtracções, e somente a 4 bits de cada vez. Mas contrariamente aos anteriores, ele era construído num só chip. O 4004 foi usado num dos primeiros calculadores electrónicos que foi construído.
O primeiro microprocessador a ser utilizado num computador pessoal foi o Intel 8080, que trabalhava a 8 bits e surgiu em 1971.
No entanto, o primeiro microprocessador a criar verdadeiro espanto entre as pessoas, foi o Intel 8086. Por volta de 1978, a Intel apresentou-o e logo se criou grandes expectativas quanto ao desenvolvimento dos computadores. Este tinha as