Efeito colaterais dos diureticos
O efeito colateral mais comum associado aos diuréticos é a perda de potássio. Com a exceção dos poupadores de potássio, todos os diuréticos podem causar perda de potássio que, quando não tratada, aumenta o risco de alterações do ritmo cardíaco que podem ser muito graves. Tomar um suplemento de potássio ou ingerir alimentos ricos em potássio pode ajudar a manter os níveis saudáveis de potássio. Diuréticos para eliminação de potássio têm seus próprios riscos, que incluem altos níveis de potássio em pessoas que já possuem esses níveis elevados ou em pessoas com algum grau de insuficiência renal. Entretanto, todos os diuréticos geralmente fazem mais bem do que mal. Confira a seguir alguns efeitos colaterais dos diuréticos.
• Diurese freqüente - esse é um efeito colateral comum dos diuréticos e é geralmente sentido por até seis horas após a ingestão da dose.
• Tontura e fraqueza - dois sintomas que podem afetar especialmente os idosos, mas geralmente desaparecem após o período de ajuste.
• Cãibras - efeito colateral relacionado aos baixos níveis de potássio.
• Desidratação - pode causar tontura, sede, ressecamento excessivo da boca, urina escura ou constipação.
• Irritações na pele - podem surgir, mas são raras.
• Perda de apetite e vômitos - efeitos colaterais que podem estar relacionados aos baixos níveis de potássio.
Idosos apresentam efeitos colaterais com maior freqüência e intensidade, tais como delírios, tonturas e desmaios. Eles também estão mais suscetíveis à desidratação, à diminuição do volume de sangue e à deficiência de cálcio, potássio, sódio e magnésio. Geralmente, pacientes mais velhos precisam de doses menores de diuréticos e de uma observação mais cuidadosa, mas têm prescrições rotineiras.
Um grande número dos pacientes que tomam diuréticos desenvolve uma tolerância a eles. Discutiremos a tolerância aos diuréticos na próxima página.
¬
Palavras-chave: tosse, inibidor da enzima conversora de