diureticos
Saiba as indicações e quais são os principais remédios diuréticos disponíveis.
A classe dos diuréticos é uma das mais usadas na medicina, estando indicada em várias doenças como hipertensão, insuficiência cardíaca, cirrose hepática e outros que falarei com mais detalhes abaixo.
São medicamentos que atuam no funcionamento dos rins, interferindo no processo de filtração e reabsorção de água e sais e aumentando a quantidade de urina produzida pelo organismo. Ao intensificar o fluxo urinário, os diuréticos favorecem a eliminação do sódio, muitas vezes responsável por casos de pressão arterial alta e insuficiência cardíaca e renal.
Ao realizar esse processo, restará menos água para ser reabsorvida pelo corpo. Por esse motivo, os diuréticos são comumente indicados para diminuir a retenção de líquido.
Há diferentes tipos de diuréticos que atuam sobre regiões distintas dos rins, facilitando a excreção de sais específicos, muitas vezes favorecendo um em detrimento do outro. É o caso do ácido úrico, que não é eliminado pela maior parte dos diuréticos e pode se acumular no organismo, causandoartrite, gota e outras inflamações de articulações. Entre os efeitos colaterais decorrentes do uso de diuréticos, destacamos: perda de potássio (que pode causar câimbras, perda de apetite, náuseas e vômitos), tontura, desidratação e diminuição do volume sanguíneo.
Quais são os principais diuréticos na prática clínica ?
Diuréticos de alça
- Furosemida (Lasix®)
Diuréticos tiazídicos
- Hidroclorotiazida (Drenol®)
- Clortalidona (Higroton®, Hygroton®)
- Indapamida (Natrilix®, Indapen®, Fludex®, Vasodipin®)
Diuréticos poupadores de potássio
- Espironolactona (Aldactone®, Spiroctan®, Diacqua®)
- Amilorida
- Triantereno
Ainda existem o Manitol e a Acetazolamida que são usados apenas em situações específicas.
Diurético é tudo igual?
Não, cada uma das 3 famílias descritas acima age em um local distinto do túbulo renal,