Diureticos
Diuréticos são substancias que aumentam a excreção Na+ e de água do corpo através de uma ação sobre os rins. O efeito primário consiste em diminuir a reabsorção do Na+ e de Cl- do filtrado, sendo o aumento da perda de água secundário à excreção aumentada do NaCl. Este processo pode ser obtido: (i) através de uma ação direta sobre as células do néfron; e (ii) ao modificar indiretamente o conteúdo do filtrado.
Diuréticos que atuam sobre o túbulo proximal (inibidores da anidrase carbônica)
Os íons sódios são absorvidos, enquanto o H+ é secretado na superfície luminal por mecanismo de antiporte. A maior parte do carbonato no filtrado é reabsorvida dessa maneira no túbulo proximal. Assim, a acetazolamida inibe a anidrase carbônica (AC), ao inibi-la o Na+ não é absorvido devido à ausência de íons H+.
Diuréticos de alça
São os mais poderosos de todos os diuréticos e tem a capacidade de provocar a excreção de 15% - 25% do Na+ existente no filtrado. Ocorre a reabsorção ativa de NaCl, que não é acompanhada de água, reduzindo a osmolaridade do liquido tubular e produzindo liquido intersticial da medula hipertônica. Tanto o Na+ quanto o Cl-, penetram na célula por um sistema de co-transporte envolvendo Na+ / K+ / 2 Cl-, sendo este processo impulsionado pelo gradiente eletroquímico para Na+ produzindo pela bomba de Na+ / K+ ATPase na membrana basolateral. Os diuréticos de alça inibem este processo. Os diuréticos de alça são rapidamente absorvidos pelo trato gastrointestinal e também podem ser administrado via intra venosa. Quando administrado via oral atuam dentro de 1 hora; quando administrado por via intra venosa produzem efeito máximo de 30 minutos. A meia - vida plasmática é de cerca de 90 minutos (mais prolongado na insuficiência renal) e a duração é de 3 – 6 horas, exceto no caso da torasemida, que apresenta meia - vida mais longa e duração prolongada, podendo ser administrado 1 vez ao dia.
Diuréticos que atuam sobre o túbulo distal (tiazídicos)
No