Filosofia geral
R) ARISTÓTELES É REALISTA E EMPIRISTA . O HOMEM SÓ CONHECE NA EMPIRIA, QUE É FEITA NA REALIDADE. O HOMEM NÃO NASCE COM A VERDADE, A VERDADE VAI SENDO DESCOBERTA COM AS EXPERIÊNCIAS DE VIDA.
2) COMO ARISTÓTELES DEFINE A JUSTIÇA/INJUSTIÇA? O QUE É O JUSTO MEIO?
R) A JUSTIÇA É UMA VIRTUDE, A VIRTUDE É UM ATO, É REITERADAMENTE PRATICAR ATOS BONS PARA UMA PESSOA, PARA COLETIVAMENTE. A INJUSTIÇA É UM VICIO, É O EXCESSO OU FALTA DE JUSTIÇA. QUANDO VOCÊ DESEQUILIBRA ALGUÉM. O EQUILIBRIO É RESOLVER DE FORMA EQUILIBRADA, ESTE É O JUSTO MEIO.
3) O QUE É JUSTIÇA TOTAL, E A JUSTIÇA PARTICULAR CORRETIVA PARA ARISTÓTELES? QUAL O PAPEL DO JUIZ NA REALIZAÇÃO DA JUSTIÇA? EXPLIQUE.
R) A JUSTIÇA TOTAL É O QUE ENGLOBA A TODOS, A COMUNIDADE, O BEM COMUM, SERIA ESTAS A VIRTUDES ÉTICAS QUE CONTEMPLAM O ORGANISMO SOCIAL. A JUSTIÇA PARTICULAR CORRETIVA, QUE VAI CORRIGIR UM DANO PRATICADO CONTRA ALGUÉM, A JUSTIÇA CORRETIVA RESTITUI, E A RESOLUÇÃO DE UM CASO CONCRETO. QUEM VAI RESOLVER ESTE CASO CONCRETO, SERÁ O JUIZ, QUAL FUNÇÃO DO JUIZ, SERIA A JUSTIÇA ANIMADA, É ELE QUE VAI INTERMEDIAR O JUSTO CONCRETO.
4) QUAL É RELAÇÃO ENTRE A LEI DIVINA, A LEI NATURAL E A LEI HUMANA? R) HÁ UMA RELAÇÃO QUE A LEI HUMANA DEVE TER COMO PRINCÍPIO BASILAR A LEI NATURAL E A LEI DIVINA. É A IDÉIA DO JUSTONATURALISTA, A LEI HUMANA DEVE SEGUIR A LEI NATURAL.
5) COMO CÍCERO DEFINE A MORAL, O DIREITO E A JUSTIÇA? QUAL SERIA A RELAÇÃO ENTRE TAIS CONCEITOS? EXPLIQUE.
R) O DIREITO É A RETA RAZÃO, É O AGIR, FAZER CORRETO. O MORAL É O HONESTO, É O FAZER PELO DEVER, PORQUE AQUILO É O CORRETO, VOCÊ SEGUE A MORALIDADE. O DIREITO É A RETA RAZÃO E A JUSTIÇA O DIREITO É A PRATICA DA JUSTIÇA. O QUE É A JUSTIÇA, E UMA VIRTUDE QUE TE ORIENTA QUE TE GUIA. O DIREITO É GUIADO POR ESTA VIRTUDE CARDEAL, O DIREITO ASPIRA A JUSTIÇA, PARA ISTO É A RETA RAZÃO. A MORAL É O HONESTO, FAZER PELO DEVER, É O HONESTO É O QUE DEZ A RAZÃO.
6) SANTO AGOSTINHO É