Farmacologia
ESCOLA TECNICA MACHADO DE ASSIS
Curso Técnico em Enfermagem
DROGAS QUE AFETAM O SISTEMA URINÁRIO
ALUNOS: ELIANE, DENISE, CRISTIANO, DIONATAS, JOSIEL
PROFESSOR: TATIANA CRISTINA DA SILVA
Santa Rosa, RS, Brasil.
2015.
INTRODUÇÃO
O rim é o principal órgão do corpo humano envolvido com o balanço hídrico. Se a quantidade de água que sai do corpo for maior que a quantidade ingerida, diz-se que o balanço hídrico é negativo. Este balanço hídrico leva a desidratação. Já o balanço hídrico positivo ocorre quando a ingestão de água excede a perda.
Além da excreção por via renal, a água também pode ser perdida por difusão através da pele ou através Glândulas sudoríparas. É possível perder 3.000 ml de água em 24 horas, quando ambas as vias de perspiração estão ativas. Em climas quentes a perda renal é maior que em climas frios.
A reabsorção do líquido filtrado é devida em grande parte á influência do hormônio Antidiurético (ADH) da hipófise posterior.
Quando o individuo está com problemas eliminação de água apresentará edema e muitas vezes serão necessárias o uso de medicamentos para auxiliar na eliminação desses líquidos. Esses medicamentos são chamados de diuréticos que agem sobre os rins, fazendo com que haja um aumento do fluxo de urina e são utilizados para livrar o organismo do sódio. Essas drogas classificam-se como: Diuréticos Osmóticos: Diuréticos formadores de ácido: Diuréticos Xantínicos: Diuréticos inibidores de anidrase carbônica: Diuréticos tiazídicos: Antagonistas esteróides e diuréticos diversos:
1. Diuréticos Osmóticos.
São drogas que agem sobre os glomérulos, fazendo com que as substancias tóxicas não sejam reabsorvidas pelos túbulos renais, aumentando a concentração de urina dentro dos túbulos, produzindo assim a diurese. Exemplos: Sais de Potássio: Os sais de potássio como Cloreto de Potássio e o Nitrato de Potássio, podem