Efeito citotoxico do oregano
INTRODUÇÃO:
Observação de células interfásica e em divisão mitótica, cariotipagem, efeito de substâncias sobre o movimento e a estrutura dos cromossomos.
O orégano (Origanum vulgare L.) é um dos condimentos mais populares do mundo, muito utilisado na culinária, pois fornece um sabor característico, além disso, essa planta tem sido objeto de estudo, devido ao potencial biológico de seus componentes presentes no chá de orégano.
A verificação da citotoxidade de substâncias é avalianda por uma gama de bioensaios que são considerados mais ou menos sensíveis, expressando assim, resultados satisfatórios para utilização como triagem em relação à toxidade de extratos vegetais.
MÉTODOS E MATERIAIS:
Material a ser coletado:
Regiões meristemáticas das pontas de raízes ou de gemas apicais. No caso de plantas com sementes, estas podem ser colocadas para germinar em placas de petri com papel de filtro úmido, respeitando as condições ideais de temperatura e iluminação de cada espécie. No caso de plantas com bulbos e tubérculos, como a cebola e a batata, realiza-se o enraizamento em frascos de boca larga com água, lembrando-se de retirar os vestígios de raízes velhas e de trocar água diariamente para evitar apodrecimentos.
Tamanho da amostra: ocorre com frequência, para material de laboratório, uma superamostragem que não sendo necessária deve ser evitada pelo tempo consumido e o desperdício de material, com menos frequência ocorre uma amostragem menor da ideal. Sugerimos dessa forma a aplicação de uma fórmula simples a partir de uma amostragem previa, considerando que se trate de uma população infinita:
(n = Z2.S2/ e2) n = tamanho necessário da amostra;
Z = valor tabelado para uma precisão de 95% = 1,96
S = desvio padrão da pré-amostragem; e = erro amostral. É recomendado de 2% a 5% do valor da média da pré-amostragem.
Horário e época de