Efeciencia e eficaz
EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
Para o estudioso Peter Drucker, “a eficiência consiste em fazer certo as coisas e a eficácia em fazer as coisas certas.” Na área administrativa muitos profissionais lidam, mesmo que indiretamente, com a semântica dessas duas palavras, contudo o processo de lidar é atribuído na prática. Em uma empresa, o profissional precisa ser o tempo todo eficiente para gerar resultado no seu trabalho e no objetivo primordial de toda a compania. Por outro lado, para ser eficiente, o profissional deseja estar sempre agregado à eficácia de suas ações.
EFICIÊNCIA: É fazer certo; o meio para se atingir um resultado; é a atividade, ou, aquilo que se faz. Eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Trata de fazer certo a coisa, e não fazer a coisa certa. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.
EFICÁCIA : É a coisa certa; o resultado; o objetivo: aquilo para que se faz.
Já a eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer, fazer esta coisa de forma produtiva leva à eficiência. A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.
INDICADORES
AP = Ações Programadas ( Produto planejado) Eficácia = AR – 100%
AR = Ações Realizadas ( Produto realizado) AP
Exemplo:
AP = 1000 carteiras
AR = 1200 carteiras
EFICÁCIA =