EE Infla o
Faculdade do Gama
Disciplina: Engenharia Econômica
Professor: Paula Meyer Soares Alunos:
Lucas da Silva Alves
Pedro Henrique Aires Rocha
Leonardo Feitoza de Oliveira
Pedro Henrique A. Alves de Almeida
Matheus Avelino Freire
Turma B 1°/2015
Matrícula:14/0150617
Matrícula:14/0158286
Matrícula:14/0149121
Matrícula:14/0158308
Matrícula:14/0155058
INFLAÇÃO
Brasília, 23 de Abril de 2015
Introdução
Antes de entender o que é inflação, devemos estudar um pouco sobre o IPCA, que consiste em um indicador oficial que é usado para medir a inflação. O Índice
Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPCA) também conhecido como
IPCA
, foi produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 1979, é o indicador oficial do Governo Federal para aferição das metas inflacionarias.
Ele mede a variação do custo de vida das famílias com chefes assalariados e com rendimento mensal compreendido entre 1 e 40 salários mínimos mensais. Os preços obtidos são os efetivamente cobrados ao consumidor, para pagamento à vista.
A pesquisa é realizada em estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços, domicílios e concessionárias de serviços públicos.
Concluindo de uma forma geral, o
Índice IPCA é oficialmente utilizado pelo
Governo Federal para verificar se os preços praticados no Brasil estão de acordo com as metas de inflação estabelecidas pelo Banco Central do Brasil.
Como já sabemos o que é um índice IPCA, podemos falar brevemente uma definição de inflação, que é um processo de elevação de preços que ocorre sempre que há procura maior do que a capacidade de uma economia produzir determinado bem ou serviço. Em resumo, a inflação pode ser de oferta – quando há escassez de produto – ou