Constru O De Edificio I
A ferramenta chave para uma perfeita parceria, é a satisfação do cliente (Contratante), se o cliente está satisfeito a obra vai bem, caso contrário podemos ter muita dor de cabeça e muito retrabalho, para evitar tais eventuais, é necessário muito planejamento, cálculos e muitas ideias discutidas, para se chegar em um consenso.
Fig. 1 Parceria Contratante e Contratada
Depois de tudo acordado entre Contratante (Dono da obra) e contratada (Construtora ou pedreiro caso a obra seja de pequeno porte) chega a hora de formalizar o plano, determinando todas as obrigações e responsabilidades de ambas as parte, em um contrato registrado em cartório, acompanhado de um memorial descritivo da obra. No acordo fechado entre contratada e contratante, tudo deve ser bem explicado, esclarecido e registrado, para se evitar futuros problemas. Podemos ver com frequência na TV, problemas no atraso quanto a entrega de obras de habitação, com toda a documentação em mãos, referente a contratos de serviços o contratante tem uma segurança a mais para se amparar judicialmente.
O projeto da obra, deve procurar atender o máximo as necessidades do cliente, seja em obras industriais, municipais, federais, residências ou qualquer obra que seja. No caso de obras residências,uma dica é sempre bom convidar a esposa do contratante, pois assim chegaram a um comum acordo, e evitará mudanças no decorrer da obra.
Outra dica importante é atentar-se quanto a posição do sol, pois este detalhe é de extrema importância para projeção da construção,
Fig.2 Posição do sol
A vários aspectos a se avaliar quando se trata de posicionamento do sol, um Exemplo:Uma garagem que fica de frente para o sol da tarde, consequentemente, irá prejudicar a pintura do automóvel que ali permanecerá, caso contrario deverá ser instalados toldos para proteção. Uma lavanderia que ficar de frente para o sol da tarde, deverá ter uma cobertura que proteja a dona de casa contra a exposição ao sol. Quartos