edução Ambiental
DOMICILIAR: UMA ALTERNATIVA CONTRA O
MAU DIRECIONAMENTO DO LIXO NAS
GRANDES CIDADES
________________
1. Primeiros Autores são alunos de graduação do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos, Recife, PE, CEP 52171-900. E-mail: marceloatade@hotmail.com
2. Segunda Autora é professora das disciplinas de Prática de Ensino Vegetal e Animal do Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos, Recife, PE, CEP 52171-900. E-mail: walmalanro@gmail.com
Apoio financeiro: CAPES e CNPq.
Introdução
Muito se tem discutido sobre as melhores formas de tratar e eliminar o lixo (industrial, comercial, doméstico, hospitalar, nuclear etc.) gerado pelo estilo de vida da sociedade contemporânea. Todos concordam, no entanto, que o lixo é o espelho fiel da sociedade, sempre tão mais geradora de lixo quanto mais rica e consumista. Qualquer tentativa de reduzir a quantidade de lixo ou alterar sua composição pressupõe mudanças no comportamento social.
A concentração demográfica nas grandes cidades e o grande aumento do consumo de bens geram uma enorme quantidade de resíduos de todo tipo, procedentes tanto das residências como das atividades públicas e dos processos industriais.
Segundo Viola, a resolução da crise ecologia é difícil e complexa. Os problemas ambientais são efeitos
“inesperados” do modelo de desenvolvimento econômico dominante (capitalista – industrialista), que se “legitima” atendendo as demandas de consumo da população, e que por sua vez continua aumentando dentro de um planeta com capacidade de sustentação limitada [1].
De acordo com sua origem, há quatro tipos de lixo: residencial, comercial, público e de fontes especiais. Este trabalho contempla a importância da educação ambiental, como uma ferramenta do bom direcionamento do lixo