Educação, Ética e Bioética
Marcos se formou em Fisioterapia. Durante a sua vida acadêmica ele teve notas modestas e não saiu com bons contatos no mercado de trabalho. Mesmo tendo realizado vivências, que ele chamava de estágio, em clínicas que não exigiam documentação dele ou da faculdade (1), ele acha que não está totalmente capacitado para atuar no mercado. Por isso, aceitou trabalhar de graça para uma instituição filantrópica (2). Como é um trabalho voluntário, Marcos entendeu que pode atender todos os 45 pacientes da manhã (3), visto que não precisa fazer o preenchimento do prontuário ( 4). Ele também não entrou em contato com o Crefito para obter a licença Temporária de Trabalho (5) . Agora, ele tem certeza de que vai decolar, pois colocou em uma rede social fotos do antes e do depois do seu atendimento aos pacientes, fazendo propaganda das suas qualidades profissionais (6).
Utilize das resoluções listas abaixo e se posicione sobre as seis atitudes e posicionamentos sublinhados no texto acima.
1. estágio, em clínicas que não exigiam documentação dele ou da faculdade
2. trabalhar de graça para uma instituição filantrópica
3. pode atender todos os 45 pacientes da manhã
4. não precisa fazer o preenchimento do prontuário
5. não ter a licença Temporária de Trabalho
6. uma rede social fotos do antes e do depois do seu atendimento aos pacientes, fazendo propaganda
Resolução 424/13 Estabelece o Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia.
Resolução 387/11 Fixa e estabelece os Parâmetros Assistenciais Fisioterapêuticos nas diversas modalidades prestadas pelo fisioterapeuta e dá outras providências
Resolução 414/12 Dispõe sobre a obrigatoriedade do registro em prontuário pelo fisioterapeuta, da guarda, do seu descarte e dá outras providências.
RESOLUÇÃO n° 432 de 27 de setembro de 2013.
Dispõe sobre o exercício acadêmico de estágio não obrigatório em Fisioterapia.