Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação
O QUE SÃO TECNOLOGIAS E PORQUE ELAS SÃO ESSENCIAIS
Desde o inicio dos tempos, o domínio de determinados tipos de tecnologias assim como o domínio de certas informações distinguem os seres humanos. Tecnologias são produções culturais que auxiliam o homem em suas atividades e a manter a supremacia sendo assim, instrumento de poder. De acordo com a autora, as grandes potências, para ampliar o poder político e econômico, gastam seu orçamento com tecnologia e inovações para manter essa supremacia.
Dessa forma o vínculo entre conhecimento, poder e tecnologia estão presentes em todas as épocas e tipos de relações sociais. No caso da divisão da sociedade em classes e manutenção do status quo creio que as tecnologias podem facilitar a reprodução do conceito desenvolvido por Bourdieu citado por Silva (2003) que afirma que a escola e a educação em geral em vez de ter uma ação transformadora reproduz e reforça as desigualdades sociais, sendo, nesse caso, a tecnologia, um capital cultural, dominado pelas elites, contribuindo com que as mesmas cheguem aos mais altos níveis de escolaridade e a posições de liderança. Os que não dominam esse código, são excluídos precocemente de sua escolaridade, e o resultado todos sabemos. É um ciclo que se auto-alimenta.
Vale ressaltar que como afirma Kensk (2007), tecnologias não são só maquinas a linguagem, por exemplo, é um tipo especifico de tecnologia que não necessariamente se apresenta através de maquinas e equipamentos. A linguagem é uma construção criada pela inteligência humana para possibilitar a comunicação entre as pessoas de determinado grupo. Essa tecnologia também é conhecida como “Tecnologia da Inteligência”.
TECNOLOGIAS TAMBÉM SERVEM PARA INFORMAR E COMUNICAR
A evolução da tecnologia da comunicação se inicia com os primeiros registros da linguagem, até então oral, nas paredes das cavernas passando para