Educação e tecnologia da informação e comunicação Das salas de aula aos ambientes virtuais de Aprendizagem “Tecnologias e distâncias em educação”
Professor: Francisco Das Chagas Sena
Disciplina: Educação e tecnologia da informação e comunicação
Das salas de aula aos ambientes virtuais de Aprendizagem
“Tecnologias e distâncias em educação”
Resumo:
As tecnologias ampliam as possibilidades de ensino para além do curto e delimitado espaço de presença física de professores e alunos na mesma sala de aula, por exemplo, as aulas a distancia, onde professores e alunos podem criar laços e aproximações mais firmes do que nas aulas presenciais. Como diz Moore, tudo depende de como os alunos são tratados, se tiver comunicação entre professor e aluno, a distancia entre eles é menor, mesmo que aja distancia física.
É importante pensar que a aprendizagem não ocorre somente na escola, na presença do professor em sala de aula e que a aprendizagem será mais significativa quando houver maior interação e comunicação entre os sujeitos agentes do processo. É preciso que se organizem novas experiências educacionais em que as tecnologias possam ser utilizadas em processos cooperativos de aprendizagem, em que se valorizem o diálogo e a participação de todos, expandindo as aulas e incorporando novos ambientes e processos, fortalecendo o ensino-aprendizagem.
Os espaços virtuais de aprendizagem nas escolas, tanto em aulas presenciais como em semipresenciais, garantem o acesso rápido às informações e a comunicação interpessoal, em qualquer tempo e lugar, sustentando o desenvolvimento de projetos em colaboração e a sua coordenação.
A flexibilização da navegação oferece aos estudantes oportunidades de definirem seus próprios caminhos de acesso às informações desejadas.
Professores bem formados e informados conseguem ministrar aulas de qualidade, mesmo que tenham em sua sala alunos bem informados tecnologicamente e outros semianalfabetos, fazem com que coletivamente aprendam a aprender, a respeitar, a aceitar, a serem melhores pessoas e cidadãos