Educação e diversidade
Passo 1
Direitos Humanos e Pluralidade Cultural
Os Direitos Humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. Normalmente o conceito de direitos humanos tem a ideia de liberdade de pensamento e de expressão, e igualdade perante a lei. Existe um importante debate sobre a origem cultural dos direitos humano.Geralmente se considera que tenham sua raiz na cultura ocidental moderna, mas existem ao menos duas posturas principais. Alguns afirmam que todas as culturas possuem visões de dignidade que são uma forma de direitos humanos, e fazem referência a proclamações. Não existia o termo direito até produzirem contatos com a cultura ocidental, já que culturas orientais colocaram tradicionalmente um peso nos deveres.
Pluralidade Cultural é um tema proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/MEC).
O desafio da Pluralidade Cultural é repeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico brasileiro e mundial, incentivando o convívio dos diversos grupos e fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural. Com ela propomos os respeitar, as diferenças, enriquecer-se com elas e, ao mesmo tempo,valorizar a própria identidade cultural e regional.Também lutar por um mundo em que o respeito ás diferenças seja a base de uma visão de mundo cada vez mais rica para todos nós.
Passo 2
Discussão e Anotações
Passo 3
Síntese sobre Os apontamentos evidenciados na discussão
Na sua origem, a palavra direito significa exatamente aquilo que é reto, correto ou justo.
Uma das características mais marcantes da nossa vida social e política é que estamos sempre a falar sobre direitos. Mas analisemos como isso ocorre quando nos deparamos com os diferentes grupos que compõem nosso país. As regiões brasileiras tem características culturais bastante diversas e a convivência entre grupos diferenciados nos planos social e cultural muitas vezes é marcada pelo preconceito e pela discriminação. A escola tem um papel fundamental